A escola na imprensa

ARTIGO NA REVISTA "ALGARVE MAIS":

ver resumo através do link:
http://www.algarvemais.pt/abril-2011/escola-livre-do-algarve-a-arte-na-educacao

ARTIGO NO JORNAL "COSTA A COSTA":

Página 10 Costa a Costa Fevereiro 2011
Vila do Bispo
A funcionar desde 2008, na Figueira, a única escola primária Waldorf em Portugal
Educar por inteiro
Foi em Setembro de 2008 que o projecto da Escola Livre do Al- garve teve início efectivo, com o arranque do ano escolar na Es- cola Primária da Figueira, com 9 crianças inscritas no 1o ano. Foi o culminar de uma fase que tinha tido início em Julho de 2008 com a criação da Escola Livre do Al- garve – Associação Pedagógica de Estudos Waldorf.
A criação da Escola Livre do Al- garve surgiu no seguimento do tra- balho desenvolvido há mais de uma década pelo Jardim de Infância Wal- dorf Internacional em Lagos.
Vários pais sentiram necessidade de criar uma escola primária que desse seguimento à formação que as crianças tinham entretanto adqui- rido. No início de 2008, a Associação tinha pais interessados, uma profes- sora e andava à procura de uma es- cola para funcionar. Foi contactada
a Câmara Municipal de Lagos, mas à época, não havia edifícios escola- res disponíveis. A Câmara Municipal de Vila do Bispo acolheu o projecto e cedeu as instalações da antiga Escola Primária da Figueira, que se encontrava encerrada há vários anos. “Ficamos contentissimos. O edifício estava bem estimado e em local acessível. É um local
agradável. A escola tem aquele entorno rural.”, refere Ana Ma- chado, uma das responsáveis pelo projecto.
No corrente ano lectivo são 22 as crianças que frequentam a Es- cola Livre, distribuídas pelos três primeiros anos do ensino básico. Na sua maioria são originárias dos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e
Aljezur e ou frequentaram o Jardim de Infância Waldorf Internacional ou são provenientes de outras institui- ções de ensino e cujos pais procu- raram um modelo de ensino que os satisfizesse mais.
O que é a pedagogia Waldorf?
A pedagogia Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, através de um projecto de Rudolf Steiner (filósogo e cientista austríaco) numa escola criada para filhos de operários de uma fábrica. Esta metodologia de- fende um ensino adaptado ao de- senvolvimento da criança, tendo em conta as diferenças entre cada um e a sua idade. O objectivo é contribuir para a formação de adultos cons- cientes, livres, afectivamente equili- brados, criativos, com sensibilidade social, respeitadores da natureza, com boa preparação intelectual e com capacidade para enfrentar os desafios, definir objectivos pesso- ais e lutar por eles. A aprendizagem tem, por regra, um lado artístico. Esta pedagogia pretende criar entu- siasmo e gosto pela aprendizagem, sem competição e respeitando o rit- mo de cada criança.
A Pedagogia Waldorf evita a cate- gorização dos alunos consoante os seus resultados, visto que considera que os problemas de cada criança, de aspecto cognitivo, emocional ou físico são compensados por uma maior facilidade noutros aspectos desses domínios. O objectivo é aju-
dar a criança a superar as suas difi- culdades através da ajuda dos pro- fessores e dos pais e com material adequado ao grau de dificuldade.
Não existem manuais, no sentido habitual do termo, e todos os mate- riais são produzidos pelas crianças. Este é um método de ensino que va- loriza o individuo acima da tecnologia e permite que a criança tenha o seu tempo de brincar. A valorização da Natureza e a consciência que tudo
provém da mesma é outro dos princí- pios básicos da pedagogia Waldorf.
Waldorf na Figueira
O início das actividades escolares na Figueira implicaram pequenas obras de pintura, limpeza e jardina- gem. Porém, com o avançar do ano escolar, a direcção da escola chegou
à conclusão que seriam necessárias obras mais profundas que permitis- sem acolher mais meninos e obter o licenciamento definitivo da escola.
Este ano escolar, tiveram início as obras de remodelação com o objec- tivo de fechar o pátio para criar uma sala polivalente e construir novas instalações sanitárias. Enquanto, decorrem as obras necessárias, é o edifício da Escola Primária da Raposeira que acolhe crianças e professores. Espera-se em breve, o término das obras na Escola Primá- ria da Figueira.
O corpo docente da escola é constituído por três professores, dois do ensino básico e um do en- sino secundário. A professora res- ponsável, Ana Sara Dente, tem um experiência de 7 anos no ensino pú- blico e terminou a formação Waldorf para professores primários, ou ou- tros dois professores encontram-se a frequentar a formação Waldorf. A tempo parcial existem ainda profes- sores de Alemão, Inglês e Euritmia (prática corporal que harmoniza cor- po, alma e espírito).
Gestão
A escola é gerida por uma associa- ção sem fins lucrativos (Associação Pedagógica de Estudos Waldorf), cujos membros são maioritariaente os pais das crianças que frequen-
tam e escola. A direcção pedagógica está a cargo da professora Ana Sara Dente.
A gestão financeira está a cargo da direcção eleita pela associação. Os pais participam na gestão diária da escola relativamente a refeições, limpeza, pequenas reparações, etc. A escola vive das mensalidades dos alunos, mas também de actividades de recolha de fundos.
Vânia Viegas
Fotos Vânia Viegas