01/12/14

Geografia




No 1º Trimestre, durante 3 semanas, a turma da 4ª e 5ª classe vivenciou a Época de Geografia, que será retomada no 2º Trimestre.
Começámos por empilhar cadeiras de forma a chegarmos ao teto da nossa sala de aulas e, imaginando que estaríamos acima dele, observámo-la de uma forma bem diferente do usual.
Este foi o início para, de cada vez mais alto, irmos observando, cada vez espaços maiores - Sala de aulas, Escola, desenho de perspetiva da aldeia da Figueira (não está presente nas fotografias) feito no alto de um moinho edificado num monte das redondezas, concelhos onde moram as nossas crianças, até chegar ao Algarve.
Foi uma época muito especial onde todos puderam partilhar e compreender o conhecimento que tinham das várias zonas da região (fauna, flora, geografia física, hábitos e costumes, história, entre tantas outras especificidades) 
Tenho a certeza que todos entramos profundamente neste conteúdo curricular, embora cada vez subíssemos mais alto para mais áreas podermos observar. Subindo mais alto pudemos perceber que abrangíamos mais mas íamos perdendo certos detalhes que antes de subirmos eram tão evidentes. É desta forma, sem nunca nos esquecermos do local onde estamos, que chegaremos ao conhecimento de todo o mundo.

Professor João














Sem comentários: